
E-lar: como funciona apoio para eletrodomésticos mais eficientes
Em menos de uma semana, a verba disponibilizada pelo programa E-lar foi esgotada. Se faz parte dos 40 mil consumidores que se inscreveram, saiba como usar o voucher.
Escolha o seu Município
Er zijn %amountOfMunicipals% gemeenten aangesloten bij De Groene Menukaart, kijk of uw gemeente meedoet of kies voor de algemene menukaart
Escolha o seu Menu Verde
Escolha a sua tipologia de edifício e veja imediatamente as medidas sustentáveis!
O ar condicionado é a solução perfeita para climatizar a casa, com vantagens significativas na fatura de energia. Por este motivo, um grupo de organizações da União Europeia está a trabalhar para simplificar o percurso dos consumidores na compra, a preços mais competitivos, e na instalação, segura e certificada, de equipamentos de ar condicionado.
Organizações de defesa do consumidor estão a colaborar para tornar o processo de compra de ar condicionado mais fácil para os consumidores. O consórcio do projeto CLEAR-HP inclui organizações de consumidores e especialistas em testes de produtos. Através de campanhas de compras coletivas, pretende-se garantir aos consumidores avaliações adequadas das suas casas, informação sobre as oportunidades de financiamento disponíveis e instalação de equipamentos por técnicos qualificados.
7 países europeus envolvidos
Organizações de defesa dos consumidores da Bélgica, Bulgária, Itália, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha, lideradas pelo BEUC (Organização Europeia dos Consumidores), colaboraram com a International Consumer Research & Testing (ICRT) para implementar o CLEAR-HP.
Objetivos do projeto
O projeto CLEAR-HP pretende contribuir para alcançar metas com que a União Europeia e Portugal se comprometeram. Por exemplo, atingir a neutralidade climática até 2050, o que implica reduzir ao máximo as emissões de gases com efeito de estufa inevitáveis.
Os parceiros do projeto pretendem promover a consciencialização dos consumidores e ajudá-los a liderarem essa transição para energias limpas, melhorando a eficiência energética e o conforto das suas casas e reduzindo os custos com energia.
O projeto pretende:
“Ar condicionado fácil”: descontos, apoio técnico e workshops
Para beneficiar de preços mais vantajosos e instalação qualificada, deve registar-se em “Ar condicionado fácil” . Na página, é possível assistir a sessões informativas com especialistas para tirar o máximo partido desta tecnologia.
Em menos de uma semana, a verba disponibilizada pelo programa E-lar foi esgotada. Se faz parte dos 40 mil consumidores que se inscreveram, saiba como usar o voucher.
Sabia que há regras de qualidade para as janelas, exigidas pela União Europeia? A marcação CE é obrigatória, mas não a etiqueta energética. Contudo, muitos fabricantes aderem ao sistema de etiquetagem voluntário, o CLASSE+.
Vai investir num sistema fotovoltaico? Não vale a pena pensar em muitos painéis para uma poupança maior.