Escolha o seu Município
Er zijn %amountOfMunicipals% gemeenten aangesloten bij De Groene Menukaart, kijk of uw gemeente meedoet of kies voor de algemene menukaart
Escolha o seu Menu Verde
Escolha a sua tipologia de edifício e veja imediatamente as medidas sustentáveis!
HORIS - Home Renovation Integrated Services, é um projeto financiado pelo programa europeu LIFE, com objetivo de criar um balcão único digital (OSS) para capacitar os proprietários de casas (de vários tipos de edifícios, incluindo apartamentos) durante o processo de renovação da casa. Os proprietários enfrentam vários obstáculos importantes quando decidem reabilitar as suas habitações, como a incerteza e a falta de confiança nas poupanças de energia comunicadas. Para além disso, têm também de escolher um profissional de renovação de casas e navegar pelas complexidades do sistema financeiro se necessitar de algum financiamento.
Este projeto teve por base uma plataforma digital de eficiência energética já existente, denominada Green Menu (Menu Renovação Verde, em Portugal), um projeto financiado pela EIT Climate-KIC (2020), e desenvolvido pela FCT NOVA (Portugal), E-Zavod - Institute for Comprehensive Development Solutions (Eslovénia) e De Groene Grachten (Países Baixos). Além disso, o projeto HORIS baseia-se no sucesso de ferramentas já estabelecidas, como o “Self Scan” desenvolvido pela De Groene Grachten.
A DECO PROteste é a principal empresa editorial privada portuguesa dedicada à defesa dos direitos e interesses dos consumidores. Fundada em 1991, a DECO PROteste disponibiliza informação independente que permite ajudar aos consumidores nos seus problemas e reivindicarem os seus direitos fundamentais. Com uma audiência de mais de 300.000 lares, a DECO PROteste está empenhada em promover o bem-estar dos consumidores, garantindo o acesso à informação, à educação, à justiça e ao direito à saúde, à segurança e a um ambiente sustentável. Através da investigação e da defesa, identifica os desafios dos consumidores, desenvolve soluções e torna-as amplamente acessíveis.
A Altroconsumo tem sido a organização de consumidores mais influente e representativa em Itália desde 1973. A sua missão é proteger e promover os direitos dos consumidores através de um conjunto de diferentes atividades: testes de produtos, inquéritos, iniciativas de aplicação da lei e ações judiciais, informação independente, todas as atividades apoiadas principalmente pelas quotas dos seus membros, que incluem assinaturas de revistas. A Altroconsumo pertence a várias redes como a Euroconsumers, organizações de cúpula como o BEUC, o ICRT e a Consumers International.
Os principais valores da organização de consumidores OCU são a independência, a transparência, a influência e a utilidade. A missão da OCU é defender os direitos dos cidadãos e dos consumidores espanhóis e criar uma sociedade de consumo transparente e justa. Oferece aos cidadãos informações objetivas, independentes e credíveis para que possam tomar as melhores decisões de consumo. É uma das organizações de consumidores mais importantes de Espanha, graças à força e independência das mais de 200.000 pessoas - correspondentes aos atuais membros da Associação OCU, criada em 1975 - que, com o seu apoio, tornam possível o seu trabalho em prol dos consumidores.
A FCT NOVA (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa) é uma das três maiores e mais prestigiadas escolas de Engenharia e Ciências em Portugal. É reconhecida pela sua excelência na investigação, pela qualidade dos seus cursos e pela elevada empregabilidade dos seus diplomados. A sua produção científica, resultante da publicação de um elevado número de artigos em revistas científicas internacionais de grande exigência e qualidade, confere-lhe um amplo reconhecimento internacional. A participação da FCT NOVA neste projeto é feita através do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE). O CENSE promove a investigação interdisciplinar em ciências e engenharia do ambiente, com enfoque na interação entre sistemas humanos e ecológicos para o desenvolvimento sustentável.
A GNE Finance é uma empresa de investimento de elevado impacto centrada na concessão de financiamento para o ambiente construído. A GNE Finance é líder em alavancar o financiamento para fornecer soluções inovadoras que maximizam o impacto social e ambiental, enquanto proporcionam retornos sustentáveis aos fornecedores de capital. A GNE Finance fornece soluções de consultoria e financiamento para a renovação de casas e edifícios a gestores de programas públicos e privados. Também apoia os proprietários de casas durante todo o processo de renovação e oferece financiamento acessível e personalizado para a eficiência energética, as energias renováveis, a conservação da água, a segurança e as melhorias de acessibilidade em casas e edifícios.
O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial (INEGI) é uma Organização de Investigação e Tecnologia orientada para a indústria. A sua estrutura organizacional assenta em três pilares de atividade em diferentes níveis de preparação tecnológica: i) investigação com especial enfoque na investigação aplicada; ii) inovação e transferência de tecnologia; iii) consultoria e embrião de serviços avançados de engenharia. A atividade de investigação do INEGI abrange áreas de novas tecnologias para processos produtivos avançados, mecânica experimental, mecânica aplicada, energia, novos materiais, tecnologias avançadas de saúde e desenvolvimento de novos produtos e sistemas.
O Instituto Europeu de Política Energética e Climática (IEECP) é uma organização de investigação independente e sem fins lucrativos que partilha resultados pragmáticos, ideias inovadoras e conhecimentos científicos independentes para a transição energética e um futuro sustentável. Trabalhando, desde 2015, na mitigação das alterações climáticas, na eficiência energética e na política de energias renováveis com base científica, a sua equipa internacional interdisciplinar de peritos gera e divulga conhecimentos científicos através de um elevado conjunto de projetos.
Desde 1828, que o Bureau Veritas tem vindo a prestar serviços de elevado valor acrescentado aos seus clientes. O nosso objetivo é ajudar a enfrentar os desafios crescentes da qualidade, segurança, responsabilidade social e sustentabilidade. Testamos, inspecionamos e certificamos a qualidade e a fiabilidade de produtos, infraestruturas, processos ou marcas. Oferecemos soluções que permitem o controlo de riscos, a conformidade regulamentar ou a melhoria do desempenho. Especialistas em diversas áreas, apoiamos a gestão de QHSE (qualidade, higiene, segurança e meio ambiente) dos seus ativos, projetos, produtos e sistemas.
De Groene Grachten (“Os Canais Verdes”) é uma agência de consultoria e gestão de projetos especializada em medidas sustentáveis para edifícios históricos e áreas urbanas. Ao longo dos anos, a De Groene Grachten desenvolveu uma experiência única em medidas de sustentabilidade para edifícios históricos, incluindo medidas de adaptação ao clima, tais como telhados verdes. A empresa social está ativa em todos os Países Baixos, tanto no sector privado como no sector empresarial e público. Nos últimos anos, a De Groene Grachten desenvolveu com sucesso várias ferramentas para proprietários de edifícios e empresas de consultoria, não só para partilhar os seus conhecimentos, mas também para ter um impacto sustentável generalizado. Isto resulta na ajuda a mais de 30.000 proprietários de edifícios todos os anos.
A ANERR é uma associação empresarial sem fins lucrativos, constituída com âmbito e presença em Espanha, que tem como objetivos a defesa, representação e gestão dos interesses profissionais coletivos e individuais dos seus membros, a promoção do desenvolvimento técnico do sector e a prestação de serviços de todo o tipo às suas empresas associadas, cujo objeto social é principalmente a reabilitação e reforma de edifícios. Também serve de interlocutor entre a administração pública, as empresas do sector da reabilitação e os cidadãos para colaborar em planos de eficiência energética e utilização de energias renováveis, apoiar ações de dinamização do sector e realizar outros serviços de utilidade pública.